Museu Inhotim

Museu Inhotim
Inhotim

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Soluções de Arquitetura Sustentável para Regiões que sofreram por Desastres Naturais

Em janeiro deste ano, quase todos os dias, ficamos sabendo de notícia de várias cidades no Brasil que sofreram com as enchentes, principalmente no estado do Rio de Janeiro, que acarretaram e graves problemas urbanos além de um grande número de mortos.
Isso não é exclusividade do Brasil e, infelizmente, vemos ocorrendo em todo o mundo. Através dos meios de comunicações, podemos acompanhar o que também estava ocorrendo na Austrália, que passava por desastrosas enchentes.
No entanto, quebrando um pouco a agonia dessas tragédias, podemos acompanhar a iniciativas de várias pessoas que buscam soluções para esses problemas. Outro dia, no canal Globo News, passou uma reportagem muito interessante sobre a reconstrução da cidade americana New Orleans, que sofreu com a passagem do furacão Katrina em 2005.
Um programa chamado “Make It Right”, criado pelo ator Brad Pitt, está ajudando a reconstruir um bairro muito importante, o Lower 9th, que foi quase totalmente devastado. O programa conta com diversos projetos arquitetônicos, que tem como objetivo reduzir o valor da construção e manutenção dessas casas, além de considerar a cultura locas e respeitar suas necessidades.  Com grande enfoque sustentável, todas elas contam com a certificação Leed.

Fica como exemplo uma grande iniciativa da união da população com uma pessoa muito influente, além do envolvimento de grandes profissionais, que resultam em importantes soluções.


Mais informações podem ser encontradas nos sites:

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Desenvolvimento de Tecnologias para a Construção Civil


Ontem saiu no Jornal Nacional uma reportagem muito interessante, sobre os investimentos das construtoras em tecnologias para a Construção.

Atualmente, em todo o Brasil, essa área está sofrendo com a falta de mão-de-obra qualifiquada. Portanto é extremamente importante esse tipo de iniciativa. Mesmo que inicialmente aparentem ser simples, na verdade contribuem para o desenvolvimento de tecnologias na área, além de colaborarem para a rapidez da conclusão da obra.

Diferente do que alguns podem pensar, essas inovações não vem para substituir a mão-de-obra, e sim para ajudar os trabalhadores. Além disso, com os empreendimentos sendo construídos mais rápidos e de maneira mais eficiente, o lucro das empresas também gira mais rápido, assim tornando-se possível a contratação de mais funcionários.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Documentário Brasileiro concorre ao Oscar


 O documentário “Lixo Extraordinário”, idealizado pelo renomado artista plástico Vik Muniz, está concorrendo ao Oscar 2011.  Foi todo filmado no Brasil, em Gramacho, na Baixada Fluminense, onde fica um dos maiores lixões do mundo.

Através deste trabalho, o artista retrata a dura realidade de milhares de família que dependem do lixo para sobreviver. Além disso, mostra como foram feitos algumas de suas obras que retrataram este lugar.



O documentário já conquistou 18 prêmios internacionais e 3 nacionais. Esse trabalho, com certeza, traz orgulho à grande parte dos brasileiros, mas, ao mesmo tempo vergonha, por expor a difícil vida de parte da população, evidenciando mais um dos grandes contrastes sociais em que vivemos.

No youtube é possível acessar o Trailer

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CAU foi sancionado pelo Presidente



No final do ano passado (2010), finalmente podemos comemorar mais uma grande conquista dos Arquitetos e Urbanistas brasileiros.  Em um dos últimos dias do mandando do Presidente Lula, ele sancionou a Lei 12.378, que regulamente a profissão de arquiteto e urbanista, através da criação do CAU.

Após 52 anos de luta, finalmente conquistamos o direito a um conselho próprio, que antes dividíamos com os engenheiros e agrônomos. Várias instituições, como o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas (Abap), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea) e a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), unidos pelo Colégio Brasileiro de Arquitetos (CBA), lutaram para que isso se tornasse realidade.

Agora é nossa obrigação manter contínuo os esforços para que o conselho atenda de maneira eficiente e cumpra seus objetivos iniciais.


Fonte: www.asbea.org.br