No final do ano passado (2010), finalmente podemos comemorar mais uma grande conquista dos Arquitetos e Urbanistas brasileiros. Em um dos últimos dias do mandando do Presidente Lula, ele sancionou a Lei 12.378, que regulamente a profissão de arquiteto e urbanista, através da criação do CAU.
Após 52 anos de luta, finalmente conquistamos o direito a um conselho próprio, que antes dividíamos com os engenheiros e agrônomos. Várias instituições, como o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas (Abap), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea) e a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), unidos pelo Colégio Brasileiro de Arquitetos (CBA), lutaram para que isso se tornasse realidade.
Agora é nossa obrigação manter contínuo os esforços para que o conselho atenda de maneira eficiente e cumpra seus objetivos iniciais.
Através deste link pode-se ter acesso à lei http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/Lei/L12378.htm#art68
Fonte: www.asbea.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário